RELIGIÃO


Escândalo de abusos sexuais infantis nas Testemunhas de Jeová soma 278 denúncias






O centro de denúncias de abuso sexual infantil na comunidade das Testemunhas de Jeová recebeu 278 relatórios desde sua criação, em dezembro. Os dados foram revelados pelo administrador do centro de informação da organização de vítimas Reclaimed Voices, na última quarta-feira, 02 de maio.
De acordo com o portal holandês NRC, as denúncias abrangem os últimos quarenta anos e referem-se a abusos “no sentido mais amplo da palavra”, segundo Frank Huitiling, da Reclaimed Voices. As Testemunhas de Jeová, no entanto, teriam se recusado a entrar em conversações com a entidade.
“Desde comportamento transfronteiriço como afeto, até estupro e incesto. Em todos os casos, são ofensas criminais”, afirmou Huitiling. Em alguns casos, o abuso denunciado é de longo prazo, em outros, incidental. “E em uns casos, os pais são os que cometem o abuso, enquanto em outros casos, eles são portadores de cargos dentro da igreja”, acrescentou.

A entidade Reclaimed Voices procura, segundo o representante, se mobiliar em casos extremos: “Nós relatamos em situações urgentes e inseguras”, diz Huiting, recusando-se a revelar quantas vezes isso aconteceu por ter assumido compromisso com as vítimas por sua privacidade. “Além disso, nos referimos a pessoas que necessitam de atendimento psicológico para ajudar os trabalhadores”, contextualizou.

A Reclaimed Voices acusa as Testemunhas de Jeová de não querer discutir o abuso. No final do ano passado, a denominação disse estar aberta ao contato, mas depois disso não se recebeu ninguém da entidade.

“Nós realmente nos perguntamos se você está falando sério sobre o problema de abuso sexual dentro de sua comunidade”, questionou a Reclaimed Voices em uma carta aberta no mês passado. Nela, a entidade pede que a organização religiosa retome o diálogo sobre o problema.

As Testemunhas de Jeová não responderam diretamente às alegações em um comunicado divulgado na última quarta-feira. No entanto, a denominação diz que “todo caso de abuso sexual infantil é demais” e precisa ser tratado de forma individualizada: “Não deve, portanto, haver mal entendido, já que estamos dispostos a falar com vítimas individuais e dar-lhes a atenção pessoal de que necessitam”, acrescentou o documento.

Em fevereiro passado, a RTL News revelou que as Testemunhas de Jeová nos Países Baixos impedia que denúncias de abuso fossem feitas à Polícia e à Justiça. Seriam “dezenas, possivelmente centenas” de casos, com conhecimento da direção da entidade.

As autoridades judiciais afirmaram que não tomarão as medidas necessárias para receber os documentos antes que uma acusação formal seja feita: “O Ministério Público não quer envolver uma vítima contra sua vontade em processo criminal, porque isso pode ser prejudicial mais uma vez”.

As denúncias de abuso recebidas pelas Testemunhas de Jeová são primeiramente tratadas em um sistema jurídico interno, de acordo com o jornal RTL Nieuws. A denominação possui seus próprios tribunais, formado por líderes dentro da igreja. Eles costumavam impor punições leves aos perpetradores de abuso, e em casos extremos os expulsam da igreja.

FONTE: NOTICIAS GOSPEL

--------------------------------------------------------------------------------------
A Soberania do Homem e a Responsabilidade de Deus






Não, o título não está errado. Este sentimento de independência e autonomia é tão antigo quanto os portões do Éden. A escalada em direção ao céu é uma velha ambição. Após a Queda o objetivo da natureza humana caída é destronar Deus. Reina no coração da humanidade as palavras do poeta que disse: “chega de deuses! Chega de deuses! O homem é rei, o homem é Deus!”.

As palavras de Rimband, poeta francês do século 19, expressam tão somente o sentimento do homem natural. Não se trata de um poeta mais audacioso do que outros, ele simplesmente é mais sincero e ingênuo. Todo sentimento que exalta o homem, necessariamente, retira Deus do centro.

As pessoas em sua rebeldia e religiosidade doentia; cheias de auto-suficiência, crêem que Deus está sempre à sua disposição. Deus é responsabilizado por ser o Criador, e deve cair de joelhos diante da arrogância humana. Afinal, Ele é responsável! Pensam. Isto parece estranho? Pois é a essência da teologia arminiana.

Lutero dizia ao humanista Erasmo: “deixe Deus ser Deus”. Os arminianos falam implicitamente para nós: “deixe o homem ser Deus” – esta é a idéia central do livre-arbítrio. Biblicamente, há uma tensão entre a soberana graça de Deus e a responsabilidade humana. Mas, hoje esta ordem está invertida. A Carta aos Romanos do capítulo 9 ao 11, não faz mais sentido. Hoje a soberania é do homem e a responsabilidade é de Deus!

O curioso é que o arminianismo afirma que a “predestinação” existe, é bíblica, mas é baseada na “presciência” de Deus (uma espécie de conhecimento prévio; antecipado). Esta falácia implica em dizer que, Deus elege, mas somente aqueles indivíduos que Ele sabia (pré-conhecia) que um dia iriam ACEITÁ-LO. Este argumento “sofisticado” consegue (ou tenta conseguir) encaixar a escolha humana (a decisão) na salvação, e, conseqüentemente “força” Deus a escolher quem O aceita. Isto é um aborto de Pelágio!

A pergunta mais central do universo decaído é: “...mas, e o livre-arbítrio?”. Cegos não entendem que o suposto livre-arbítrio não pode realizar a salvação de ninguém. Mas, o homem insiste em ser soberano e livre em todas as decisões espirituais. Um Deus que escolhe uns e rejeita outros é um “Deus injusto” na perspectiva arminiana. Porém, afirmamos que Deus não se submete ao tribunal de ninguém para ser julgado.

Lutero, com o seu jeito todo especial de articular palavras duras disse: “como se a Majestade, que é o Criador de todas as coisas, tivesse de se curvar a uma das escórias de Sua criação”. É isso, irmãos, Deus não se submete ao tribunal da “justiça humana”. Deus não está obrigado a salvar toda a humanidade! Se existisse algum tipo de obrigação imposta ao Criador seria a de mandar toda a raça humana para o inferno, mas por Sua graça soberana e livre vontade, Ele escolheu alguns – antes da fundação do mundo. A soberania não é do homem. Quem tentar enxergar mais do que isso ficará ofuscado pela luz inacessível de Deus. “A resposta do enigma da predestinação encontra-se no caráter oculto de Deus, por trás e além de Sua revelação”. (Timothy George).

fonte:http://www.monergismo.com/
por:Raniere Menezes
--------------------------------------------------------------------------------------




O dom de falar em línguas estranhas numa visão espírita  -ARTIGO DE AUTORIA DE RODRIGO PNT








Eu falo em línguas estranhas como um bom evangélico pentecostal, prova incontestável do batismo no Espírito Santo. Mas e aí, falamos línguas porque queremos? Inventamos as línguas que falamos? Fingimos, como alguns pretendem? Ou somos endemoniados como algumas seitas cristãs nos acusam? Nada disso. O apóstolo Paulo disse em 1 Coríntios 14: 22, que as línguas estranhas constituem um sinal. Ora, que sinal é esse? Sinal da mediunidade. Sim, da espiritualidade em nosso meio.

Quando comecei estudar O Livro dos Médiuns fiquei surpreso em ver que os dons do Espírito Santo estavam todos explicados ali à luz da razão, não havia nenhuma fórmula mágica, nenhum milagre, como pretendem os teólogos pentecostais, porém, nada mais são do que dons mediúnicos. E era assim que a Igreja primitiva os considerava, tanto que vemos Paulo dando regulamentos e ensinando como se dava o desenvolvimento de tais dons. O dom de línguas tão verificado no meio pentecostal nada mais é do que um desses dons mediúnicos.

O que ocorre quando entramos em transe na oração, seja na igreja, no monte ou em casa, é o contato do nosso corpo espiritual, o perispírito, com a realidade espiritual. Isso sempre ocorre pela presença de um amigo, um espírito que vem nos visitar quando estamos orando. Geralmente esses amigos são grandes magnetizadores e nos magnetizam possibilitando entrarmos em transe e termos contato com a realidade espiritual, por isso sentimos uma grande quentura na cabeça ou nas mãos ou em alguma outra parte do nosso corpo físico. Os irmãos que ignoram esse mecanismo o atribuem à presença do Espírito Santo de Deus, o que de certa forma não deixa de ser, pois o espírito que está ali nos magnetizando e possibilitando o transe também é um ser criado por Deus e propenso ao bem.

Quando isso ocorre nós ficamos em um estado semissonambúlico, ou seja, o nosso espírito é que ora daí pra frente, tanto que Paulo disse que o que fala em línguas não fala aos homens e sim a Deus, porque em espírito fala mistérios – 1 Coríntios 14: 2 – ora o que fala aí não é mais o corpo físico, mas sim o espírito da pessoa, o qual é eterno e já passou por muitas vidas através da reencarnação, certamente já viveu em diversas nações aprendendo diversas línguas e na hora desse transe semissonambúlico relembra momentaneamente essas línguas e fala, embora não sabendo como, pois o seu cérebro não consegue processar as lembranças da mente do espírito, já que o mesmo não vivenciou tais experiências.

Por isso não conseguimos controlar nossa fala e balbuciamos palavras desconhecidas para nós, mas totalmente conhecidas para os espíritos que nos acompanham desde longo tempo. Muitas vezes essas línguas são uma mensagem recebida em nosso perispírito e transmitida através de um idioma antigo, que nós já falamos, para a nosso corpo físico, e aí a espiritualidade ali presente naquela hora magnetiza outro mensageiro para transmitir aquele recado na língua compreensível das pessoas que estão ali, no nosso caso o português, e este fala claramente traduzindo a mensagem, se bem que ele mesmo não entende como é que está traduzindo, porque é um espírito que fala através dele e ele não consegue controlar sua boca até que traduza toda a mensagem. Esse é o dom de interpretação de línguas que está relatado em 1 Coríntios 14:27 e 12: 10, que há necessidade de haver quem interprete as línguas. Esse é o que tem o dom mediúnico de interpretação das línguas, esse dom é conhecido no espiritismo como psicofonia.

É muito prazeroso falar em línguas e todo crente adora e faz de tudo para receber esse dom, porém é desastroso para o prosseguimento de um culto sério e comprometido com a moralidade e reforma íntima dos crentes, pois certos ministérios evangélicos perderam-se nesses sinais e já não há uma preleção sadia visando a transformação moral do indivíduo, mas sim um oba-oba mistificado com pulos, gritos e danças esquisitas que assustam as pessoas mais racionais e inteligentes afastando-as do nosso meio.

É preciso calar tais ministros que abusam da mediunidade mistificando tudo, assim como a mediunidade de cura e outros dons que a espiritualidade nos concede para a prática do bem ao próximo. É por isso que resolvo por às claras e à luz da razão através da Terceira Revelação, o Espiritismo, tudo o que esses pseudopastores e líderes estão fazendo dentro de suas igrejas, desmistificando assim os dons mediúnicos usados e abusados por eles de tal forma que comercializam as almas do incultos e prendem os incautos em suas redes de mentira, prometendo-lhes um céu que nem eles mesmos possuem. São nuvens sem água arrastadas pelo vento para onde esse as quer levar, são prisioneiros de espíritos maus e falsos sábios que os usam em sua mediunidade somente para o engano.


FONTE:http://www.espiritoimortal.com.br/

OBS: Rodrigo PNT é presbítero evangélico e admirador e estudioso da Doutrina Espírita

--------------------------------------------------------------------------------------




TRIBULAÇÃO x IGREJA

O ARREBATAMENTO PRÉ-TRIBULACIONISTA
A IGREJA NÃO SOFRERÁ A GRANDE TRIBULAÇÃO




O Arrebatamento pré-Tribulacionista se baseia no cumprimento da 70ª. semana de Daniel, quando o anticristo fará um acordo de paz com Israel, imediatamente iniciando o período de sete anos de Tribulação. Antes desse período, a Igreja de Jesus Cristo é ressuscitada e arrebatada com todos os seus santos vivos e levada à casa do Pai (João 14:1-3), julgada e recompensada por suas boas obras (2 Coríntios 5:10).

Após os sete anos de Tribulação, Jesus Cristo retorna em seu Aparecimento Glorioso e destrói o anticristo e o falso profeta, prende Satanás por mil anos (Apocalipse 20:3) e estabelece o governo milenar.

Seguem alguns dos motivos que justificam que o Arrebatamento Pré-Tribulacionista é a posição mais correta de ser aceita:

A Palavra nos diz claramente em Mateus 3:7, Lucas 3:7 e 1 Tessalonicenses 1:10 que os cristãos são salvos da "ira futura" (um dos termos usados para denominar a Tribulação)
A Palavra também nos diz em Apocalipse 3:10, Romanos 5:9, 1 Tessalonicenses 1:10 e 5:9 que os cristãos serão protegidos da "hora da tentação que há de vir sobre todo o mundo, para tentar os que habitam na terra". Essa tentação ainda não aconteceu, mesmo sabendo que atualmente o mundo viva sob uma opressão como nunca antes houve na história da humanidade. A igreja ainda está aqui na terra, orando e guerreando. A tentação referida nos versículos acima se refere a uma opressão ainda mais intensa, que só ocorrerá depois que a Igreja for retirada da terra, por ocasião do Arrebatamento
O ponto de vista pré-Tribulacionista é o mais lógico da Bíblia no que se refere à Segunda Vinda de Cristo sempre que tomamos o significado das profecias de maneira simples e literal
A posição pré-Tribulacionista do Arrebatamento é a única que distingue claramente a Igreja de Israel. A Igreja aparece até Apocalipse 4:3, depois o livro de Apocalipse mostra o foco principal durante a Tribulação, que é Israel. Somente em Apocalipse 18:24 vemos a Igreja retornando (após os sete anos de Tribulação)
Apenas a posição pré-tribulacionista preserva o poder motivador do retorno iminente de Cristo, que era o grande desafio da Igreja primitiva
Em João 14:1-3, Atos 1:11, 1 Coríntios 15:52-52, Filipenses 3:20, Colossenses 3:4, entre outras passagens, os apóstolos ensinaram que Cristo poderia retornar a qualquer momento. Sem tal expectativa, a Igreja perde o foco espiritual e tem a tendência de se tornar morta
A posição pré-tribulacionista é a única distingue claramente entre Israel e a Igreja
O ponto de vista pré-tribulacionista mantém a certeza da Palavra de que os cristãos serão guardados da Tribulação.

FONTE: .tempodofim.com/arrebatamento_pre.htm
----------------------------------------------------------------------



TRIBULAÇÃO  x  IGREJA
O ARREBATAMENTO PÓS-TRIBULACIONISTA

A IGREJA SOFRERÁ A GRANDE TRIBULAÇÃO




A esmagadora maioria da igreja protestante crê que os cristãos serão arrebatados antes da Grande Tribulação. Tal crença, principalmente no Brasil, tem origem na doutrina trazida pelos missionários dos Estados Unidos, que pregaram o evangelho nestas terras, no século passado.

Acontece, que para o cristão, acreditar no arrebatamento pré-tribulacional, além de não possuir qualquer base bíblica, torna-se muito perigoso, pois faz com que a pessoa não se prepare materialmente, emocionalmente e espiritualmente para os dias difícieis que virão.

Através desta série de postagens, percorrerei o Novo Testamento, analisando passagens bíblicas que colocam por terra qualquer argumento pré-tribulacionista, além de dar a certeza ao cristão, de que a igreja efetivamente passará pela grande tribulação que ora se avizinha.

Começamos por Mateus, Cap 13, versículos 24 a 30:
"Propôs-lhes outra parábola, dizendo: O reino dos céus é semelhante ao homem que semeia boa semente no seu campo; mas, dormindo os homens, veio o seu inimigo, e semeou o joio no meio do trigo, e retirou-se. E, quando a erva cresceu e frutificou, apareceu também o joio. E os servos do pai de família, indo ter com ele, disseram-lhe: Senhor, não semeaste tu no teu campo boa semente? Por que tem então joio? E ele lhes disse: Um inimigo é que fez isso. E os servos lhe disseram: Queres pois que vamos arrancá-lo? Porém ele lhes disse: Não; para que ao colher o joio não arranqueis também o trigo com ele. Deixai crescer ambos juntos até à ceifa; e, por ocasião da ceifa, direi aos ceifeiros: Colhei primeiro o joio, e atai-o em molhos para queimar, mas o trigo ajuntai-o no meu celeiro."
E adiante, Jesus mesmo explica o significado da parábola:Mt Cap 13, 37-43, que diz:
"E ele, respondendo, disse-lhes: O que semeia a boa semente, é o Filho do homem; o campo é o mundo; e a boa semente são os filhos do reino; e o joio são os filhos do maligno; o inimigo, que o semeou, é o diabo; e a ceifa é o fim do mundo; e os ceifeiros são os anjos. Assim como o joio é colhido e queimado no fogo, assim será na consumação deste mundo. Mandará o Filho do homem os seus anjos, e eles colherão do seu reino tudo o que causa escândalo, e os que cometem iniquidade. E lançá-los-ão na fornalha de fogo; ali haverá pranto e ranger de dentes. Então os justos resplandecerão como o sol, no reino de seu Pai. Quem tem ouvidos para ouvir, ouça."

COMENTÁRIO: Então, conforme o que foi dito, somente no dia em que o Senhor mandar os anjos realizarem a colheita, é que ocorrerá a separação entre os justos e os injustos. Neste mesmo dia, os injustos serão lançados no lago de fogo, e os justos irão para o reino do Pai. Logo, a tese de que a igreja será levada 7 anos antes, cai totalmente por terra.

CONTINUA..http://geracaodafigueira.blogspot.com.br/

----------------------------------------------------------------------
UM CRENTE PODE SER MAÇOM?



Existem certas coisas que, seja pelo desconhecimento, preconceito ou mesmo por contradições com a fé cristã, que não são aceitas no meio evangélico.
Uma entidade vista com muita desconfiança e curiosidade pelos crentes, é a maçonaria, espécie de sociedade secreta.
Oculta, misteriosa, dona de uma filosofia centenária cuja origem se perde nas brumas do tempo, e por isso mesmo sedutora, a Maçonaria é uma espécie de caixa preta que assusta muita gente. Especula-se por exemplo, que em algumas cerimônias praticam-se pactos de sangue e juras de morte àqueles que abandonam suas fileiras. Bem menos tenebrosas são as prosaicas senhas que utilizam para identificar-se, como determinados toques nos apertos de mão e a adoção de três pontinhos na assinatura. Boataria a parte, o certo é que para a sociedade em geral, e os evangélicos em particular, o grupo é um ilustre desconhecido. Seus membros são reservados e os locais de reunião, as chamadas lojas, são fechadas para quem não faz parte da entidade.
Descontados os exageros propagados pela ignorância generalizada a seu respeito, o certo é que a Maçonaria é via de regra rechaçada pela Igreja Evangélica. Contudo, é grande o número de crentes que não só simpatizam, como participam de suas fileiras. Para eles não há qualquer incompatibilidade entre servir a Cristo e ser maçom. Mas a grande maioria dos crentes consideram a maçonaria como uma religião ocultista e até diabólica, e, portanto, incompatível com a sua fé. Ao contrário da maior parte das igrejas evangélicas, onde qualquer pessoa que se declare convertida pode se tornar membro mediante o batismo, o ingresso na Maçonaria é um processo lento e complexo. Alguém só pode vincular-se a instituição através da indicação de alguém que pertença à sociedade. O processo se inicia quando determinada pessoa começa a ter suas características notadas. Neste caso seu nome é sugerido por um maçom à Loja. Então levanta-se a maior parte de informações possíveis sobre essa pessoa – como é sua vida pessoal, se goza de boa reputação, se sua honestidade é reconhecida. Se nada o desabonar, então é feito o convite, com a permissão da Loja. Mas isso não termina aí. Se o convite for aceito, iniciam-se outras formalidades. No caso de homem casado é fundamental o consentimento da esposa. É preenchido um formulário com diversas perguntas. Depois abre-se uma sindicância que pode demorar até dois anos. Só depois de tudo isso é possível tornar-se um maçom.
Além de se auxiliarem mutuamente, os maçons desenvolvem uma série de atividades de cunho social e comunitário. Costumam definir-se como uma reunião de homens livres e de bons costumes. Em geral os maçons são extremamente zelosos pelo grupo a que pertencem, praticando com afinco seus ensinos. Nas Lojas os ritos seguem rígidos princípios de hierarquia e carregam elevada dose de simbolismo. As reuniões são realizadas geralmente uma vez por semana ou quinzenalmente. Nas celebrações cada um tem função definida, de acordo com seu posto na entidade. Há uma abertura solene, na qual entram os aprendizes, os companheiros e os mestres, seguidos pelo venerável mestre, a quem cabe dirigir a sessão. A disposição dos assentos também é ritualística – Oriente, Coluna do Sul, Coluna do Norte. Antes dos trabalhos, pode haver a leitura do Salmo 133, que fala sobre a excelência do amor fraternal, depois é feito uma oração solene ao Grande Arquiteto do Universo, identificado como Deus e normalmente representado pela letra “G”. Nessa oração, roga-se pelos presentes, por suas famílias e pela reunião. O dirigente dá orientações preliminares para verificar se o templo está coberto, ou seja, se todas as portas estão fechadas, se todos os presentes são maçons e outras formalidades. Em um determinado momento, depois da palavra de exortação, cada um dos irmãos podem falar. Geralmente fazem pequenos discursos sobre temas variados.
Tudo muda, se há algum neófito para ser admitido. Neste caso grande parte da cerimônia é dedicada à iniciação do novato. É parte da tradição, por exemplo, vendar os olhos do candidato, que é levado a ingerir o conteúdo de um cálice com água doce e amarga, e submeter-se a uma série de outros rituais, tudo com elevado conteúdo simbólico. Ninguém bebe sangue ou se flagela, como é comentado, embora no caso da iniciação de um mestre (numa escala que vai até o Grau 33, de acordo com o ritual), usa-se até um caixão, onde um dos presentes deita-se para representar um antigo líder já morto.
Algumas contradições com a fé evangélica:

1 - O maçom tem o compromisso de manter o segredo sobre a instituição e defender os outros membros a qualquer custo, quer dizer se for preciso tem de mentir par defender a instituição.
2 - Maçom deve respeitar a prática religiosa de todos, e evitar o proselitismo. Isso vai contra o mandamento de Jesus, que é pregar o Evangelho e fazer discípulos.
3 - Em suas atividades rituais são usados: astrologia, cabala, numerologia e ocultismo.
4 - A Bíblia não é considerada como única regra de fé e prática.
5 - O sincretismo que fazem com Deus, identificando-o até com Om, o deus do sol dos egípcios.
6 - Jesus Cristo dentro da Maçonaria, é apenas o fundador de uma religião, como foram Maomé, Buda e Confúcio.
7 - Evocação a São João, isso eles fazem costumeiramente.
8 - O presidente da Loja é a “luz” para os novos adeptos.

Tal conjunto de normas e doutrinas municia sem dúvida aqueles que se opõem a maçonaria por motivos religiosos, como os evangélicos. E com razão já que fazem parte dos rituais práticas que vão contra o que ensina a Bíblia Sagrada.
A Maçonaria não pode ser considerada um movimento cristão pelo simples fato de valorizar a fraternidade. Mas se tem templos, ritos orações e recompensas, está claro que é uma religião.
Entre as igrejas evangélicas, a questão da maçonaria é tratada com um misto de preconceito, desconhecimento e, claro alguma dissimulação. Afinal, é complicado para um crente, sobretudo pastor, assumir que pertence a uma sociedade desta natureza.
O caráter religioso das reuniões maçônicas foi o que acabou afastando o pastor Daniel de Almeida, ex-maçom e hoje na 2ª Igreja Batista de Macaé (RJ). “Vi que aquilo era um culto, e como já tinha feito minha escolha pela igreja, pedi meu desligamento”.
FONTE: http://www.santovivo.net/

-----------------------------------------------------------------------------------------
DÍZIMOS NO NOVO TESTAMENTO





           

Os dicionários bíblicos assim definem o dízimo: A décima parte, tanto das colheitas como dos animais, que os israelitas ofereciam a Deus (Levíticos 27.30-32 e Hebreus 7.1-10). O dízimo era usado para o sustento dos levitas (Números 18.21-2), dos estrangeiros, dos órfãos e das viúvas (Deuteronômio 14.29).

Para iniciar o nosso estudo bíblico, já conhecemos que mesmo na vigência da Lei de Moisés, dízimo não era dinheiro (Deuteronômio 14.22-27), mas dez por cento das colheitas de grãos e de animais, e eram destinados à suprir os Levitas que não tinham parte e nem herança na terra prometida.

No Novo Testamento o dízimo foi citado três vezes, vamos conhecer o porquê e em quais circunstâncias a Palavra se refere a essa ordenança da Lei.

A primeira vez que o dízimo foi citado no Novo Testamento (Mateus 23.23), Jesus censurou os escribas e fariseus, dizendo-lhes: Ai de vós, escribas e fariseus, hipócritas! Que dizimais a hortelã, o endro e o cominho, e desprezais o mais importante da lei, o juízo, a misericórdia e a fé. Deveis, porém, fazer estas coisas e não omitir aquelas.

Por isso, quando anunciamos que o dízimo é abolido no tempo da graça, os seus patronos e beneficiários imediatamente bradam por Mateus 23.23, e muitos, por não vislumbrar a divisão existente na Palavra entre o Antigo Testamento (feito por leis, cerimônias e rituais) e o Novo Testamento (da graça), ainda trazem nos lombos o pesado fardo da lei, mesmo depois da revogação do precedente mandamento, por causa da sua fraqueza e inutilidade (pois a lei, nenhuma coisa aperfeiçoou), sendo introduzida uma melhor esperança, pela qual chegamos a Deus (Hebreus 7.18 e 19), pela aspersão do sangue de Cristo na cruz do Calvário, o qual veio justamente para libertar o homem do jugo da lei, mas o seu sacrifício continua sendo rejeitado.

Então vamos buscar discernimento espiritual na Palavra, para entendermos o porquê, naquela ocasião Jesus recomendou a manutenção dessa ordenança da lei, dizendo: Deveis, porém, fazer estas coisas e não omitir aquelas.

Assim afirmou Jesus, porque era um judeu, nascido sob a lei (Gálatas 4.4), e viveu na tutela da lei. Reconhecendo-a, disse dessa forma, pela responsabilidade de cumprir a lei. E para isso, em Mateus 5.17 e 18, Ele disse: Não cuideis que vim abolir a lei e os profetas, mas vim para cumpri-la, e, nem um jota ou til se omitirá da lei, sem que tudo seja cumprido.

Jesus assegurou que a lei deveria ser cumprida, mesmo no decorrer do seu ministério, porque qualquer que se violasse a lei, seria apedrejado até a morte. E nesse caso, Ele não iria cumprir a sua missão aqui na terra para libertar o homem que estava morto na maldição do pecado.

E verdadeiramente Jesus cumpriu a lei. Foi circuncidado aos oito dias, foi apresentado na sinagoga (Lucas 2. 21-24), assumiu o seu sacerdócio aos trinta anos (Lucas 3.23, Números 4.43, 47), e exerceu outras formalidades cerimoniais da lei.

Observe também, que Jesus curou o leproso (Mateus 8.1-4) e depois o mandou apresentar ao Sacerdote a oferta que Moisés ordenou no capítulo 14 de Levítico. E hoje, alguém oferece ao sacerdote alguma oferta após a graça da libertação das enfermidades?

Porque a Nova Aliança não teve princípio no nascimento de Jesus, mas na Sua morte (Gálatas 3.22-25 e 4.4, 5), para tanto, Cristo, ao render o seu espírito a Deus (Mateus 27.50,51), o véu do templo rasgou-se de alto a baixo, então passamos a viver pela graça do Senhor Jesus, encerrando-se ali, toda ordenança da lei de Moisés, sendo introduzido o Novo Testamento, o Evangelho da salvação pelo triunfo do Senhor Jesus Cristo na cruz do Calvário.

O que precisamos entender de vez por todas, que Cristo não veio a ensinar os judeus a viverem bem a Velha Aliança, Ele disse: Um novo mandamento vos dou (João 13.34), e, se a justiça provem da lei, segue-se que Cristo morreu em vão (Gálatas 2.21). E em Mateus 5.20, disse Jesus: Se a vossa justiça não excedera dos escribas e fariseus, de modo nenhum entrareis no Reino dos céus.

Considere que o Senhor Jesus Cristo mandou justamente os escribas e fariseus (os quais o Senhor sempre os tratou por hipócritas, falsos) que cumprissem a lei de Moisés, que ordenava o dízimo. Nós porém, para herdarmos o reino do Céu, não podemos de forma alguma voltar no ritual da lei Mosaica como faziam os escribas e fariseus, mas precisamos exceder essa lei, ainda que abolida. O amor, a graça e a paz do Senhor Jesus excede a lei e todo entendimento humano.

A Segunda vez que o Senhor Jesus referiu-se ao dízimo, foi na Parábola do Fariseu e do Publicano (Lucas 18.9-14), e outra vez Jesus censurou os dizimistas. Tomou como exemplo um religioso, dizimista fiel, o qual jejuava duas vezes por semana, porém, exaltava a si mesmo e humilhava um pecador que suplicava a misericórdia do Senhor.

É interessante observar que os fariseus continuam se exaltando e da mesma forma, batem no peito e dizem: Eu sou dizimista fiel. Mas nesta narrativa alegórica, o Senhor Jesus Cristo exemplificou que no Evangelho não há galardão para os dizimistas, ao contrário, Jesus sempre os censurou.

A ABOLIÇÃO DOS DÍZIMOS

Hebreus 7.5: E os que dentre os filhos de Levi receberam o sacerdócio tem ordem, segundo a lei, de tomar os dízimos do povo, isto é, de seus irmãos, ainda que tenham saído dos lombos de Abraão.
    Medite, a palavra afirma que Moisés deu uma lei ao seu povo, direcionada aos filhos de Levi, especificamente aos que receberam sacerdócio para trabalhar nas tendas das congregações, os quais tinham ordem, segundo a lei de receber os dízimos dos seus irmãos. Agora note o relato do versículo 11e 12:
      Hebreus 7.11: De sorte que, se a perfeição fosse pelo sacerdócio Levítico (porque sob ele o povo recebeu a lei), que necessidade se havia logo de que outro sacerdote se levantasse, segundo a ordem de Melquisedeque (referindo-se a Jesus Cristo) e não fosse chamado segundo a ordem de Arão? (menção a Moisés, o qual introduziu a lei ao povo).

Hebreus 7.12: Porque mudando-se o sacerdócio, necessariamente se faz também mudança na lei.

Meditando no texto acima, especificamente nestes versículos, onde a palavra do Senhor assegura que os sacerdotes Levíticos recebiam os dízimossegundo a lei (Hebreus 7.5), Porque através deles (sacerdotes Levíticos) o povo recebeu a lei (Hebreus 7.11) e mudando-se o sacerdócio, necessariamente se faz também, mudança na lei (Hebreus 7.12), porque se a perfeição fosse pelo sacerdócio Levítico (pelo qual o povo recebeu a lei), qual a necessidade do Senhor Deus enviar outro Sacerdote? A palavra não deixa sombra de dúvida que não só o dízimo, mas toda a lei de Moisés foi por Cristo abolida. Mudou o Sacerdócio, necessariamente se faz mudança na Lei.
      E, se voltarmos na lei que fora direcionada especificamente aos filhos de Levi, aos que receberam o sacerdócio do Senhor Deus e, se aplicada aos crentes hoje, ela torna-se intempestiva e ilegítima, porque os “pastores” de hoje não são sacerdotes levitas. E Jesus afirmou que a lei e os profetas duraram até João (Lucas 16.16), e mudando-se o sacerdócio, necessariamente se faz mudança na lei (Hebreus 7.12).

Portanto amados, apenas esses três versículos (5, 11,12) do capítulo 7 da carta aos Hebreus, seriam suficientes para entendermos a abolição de toda lei, e não falarmos mais em obras mortas, como o dízimo no tempo da Graça do Senhor Jesus.
Outra particularidade, no capítulo 18 do livro de Números, o Senhor Deus adverte aos sacerdotes levitas dizendo: Na sua terra, possessão nenhuma terás, e no meio deles nenhuma parte possuirás; eu sou a tua parte e a tua herança no meio dos filhos de Israel.
Gostaríamos de recomendar aos pregadores contemporâneos (os que querem se assemelhar aos sacerdotes levitas), seria bom que guardassem os mandamentos do Senhor para aquela tribo, os quais não possuíam bens materiais, pois o Senhor era a herança dos sacerdotes levitas.

FONTE:http://www.cristoeaverdade.net

-------------------------------------------------------------------------------------------

BATISMO INFANTIL,O QUE VOCÊ ACHA?






     Na última semana após a divulgação da entrevista em que a atriz Luana Piovanni se declara evangélica, outra informação chamou atenção em suas declarações. Piovanni disse que batizaria seu filho em uma Igreja Evangélica. Logo, pelo twitter, vários pastores rebateram a postagem dizendo que as Igrejas Evangélicas não batizam crianças. No entanto algumas como Presbiterianas, Anglicanas e Metodistas utilizam deste ato em suas liturgias.
      Em um texto postado em um blog metodista argumenta que a denominação batiza crianças pois “ pensa que qualquer criança, antes da idade da razão, é salva, mas, porque tem consciência de que o batismo infantil é uma consagração da criança a Deus e significa a entrada da criança como participante da comunidade de fé, que é a Igreja, tal qual era a circuncisão para as crianças de Israel.”
      O reverendo Augusto Nicodemos defendeu em artigo seu posicionamento à favor do batismo de crianças. “Alguns me perguntam por que apresentei meus quatro filhos para serem batizados, quando cada um ainda não tinha mais que dois meses. Minha resposta é que acredito estar seguindo a tradição bíblica, que remonta ao tempo do Antigo Testamento, e que não foi abolida no Novo, de incluir os filhos dos fiéis na aliança de Deus com o seu povo. Batizei meus filhos crendo que, através desse rito iniciatório, eles passaram a fazer parte da Igreja visível de Cristo aqui na terra. Minha crença se baseia no fato de que, quando Deus fez um pacto com Abraão, incluiu seus filhos na aliança, e determinou que fossem todos circuncidados (Gn. 17.1-14). A circuncisão, na verdade, era o selo da fé que Abraão tinha (ver Rm 4-3,11 com Gn 15.6), mas, mesmo assim, Deus determinou-lhe que circuncidasse Ismael e, mais tarde, Isaque, antes de completar duas semanas (Gn. 21.4). Abraão creu e o sinal da sua fé foi aplicado a Isaque, mesmo quando este ainda não podia crer como seu pai. Mais tarde, quando Moisés aspergiu com o sangue da aliança as tábuas da Lei dada por Deus, aspergiu também todo o povo presente no monte Sinai, incluindo obviamente as mães e seus filhos de colo (Hb 9.19-20)”.

OPINE TAMBÉM POR EMAIL:

enoquegouldman@yahoo.com.br

---------------------------------------------------------------------------------------------------------------------



LIVRE ARBÍTRIO NA BÍBLIA OU NA HISTÓRIA?




NA HISTÓRIA:

POR VOLTA DO SÉCULO 4º NO PERÍODO DOS PAIS DA IGREJA; HAVIA UM ESTUDIOSO CHAMADO PELAGIO. ELE ENSINAVA NAS IGREJAS, QUE O PECADO DE ADÃO TINHA HAVER SOMENTE COM ELE; OS FILHOS DE ADÃO NÃO HERDARAM O PECADO DE ADÃO. OS FILHOS DE ADÃO NÃO NASCERAM COM A NATUREZA PECAMINOSA.

NÓS NÃO PASSAMOS PARA NOSSOS FILHOS, A HERANÇA DO PECADO DE ADÃO. O HOMEM PECA PORQUE VER OUTRAS PESSOAS PECAR, OU SEJA POR CONVÍVIO,POR SOCIALIZAÇÃO. SENDO ASSIM, O HOMEM NÃO TEM INFLUÊNCIA DO PECADO ORIGINAL; ELE PODE BUSCAR A DEUS, ENTENDER DEUS, E ESCOLHER LIVREMENTE ENTRE O BEM E MAL SEM A NECESSIDADE DE UM NOVO NASCIMENTO.

PELAGIO, FOI CONTESTADO, POR UM HOMEM MUITO CAPAZ CHAMADO AUGUSTINHO; E OS CONSÍLIOS DA ÉPOCA ANALISANDO A QUESTÃO, CONSIDERARAM O PELAGIANISMO UMA HERESIA. PORQUE SEGUNDO A BÍBLIA, POR UM HOMEM ENTROU O PECADO NO MUNDO, E NÃO HÁ UM JUSTO SEQUER, NÃO HÁ QUEM BUSQUE A DEUS, NÃO HÁ QUEM ENTENDA DEUS. PORQUE TODOS PECARAM. E AQUELE ENSINO DEVERIA SER AFASTADO E RETIRADO DO MEIO DAS IGREJAS. ESSE ENSINO FOI AFASTADO DAS IGREJAS OFICIALMENTE, MAIS NUNCA EXCLUÍDO TOTALMENTE, POIS A IDÉIA QUE ESTAVA POR TRÁS ERA O LIVRE ARBÍTRIO, SE NÓS ESCOLHEMOS AS COISAS NO CAMPO MORAL E ESPIRITUAL DE MANEIRA LIVRE. PELAGIO DIZIA QUE SIM, AUGUSTINHO DIZIA QUE NÃO. PORQUE O PECADO NOS AFETOU DE TAL MANEIRA QUE NOSSA DECISÃO SEMPRE É INCLINADA PARA O MAL. SE O HOMEM FOR DEIXADO AO SEU ARBÍTRIO; ELE SEMPRE VAI ESCOLHER A FAVOR DO PECADO E CONTRA DEUS.


ESSA POLÊMICA CHEGA A IDADE MÉDIA

E A IGREJA CATÓLICA, ADOTOU O QUE CHAMAMOS DE SEMI-PELAGIANISMO; A IDEIA DE CONCILIAR AS DUAS COISA, QUE TAMBÉM NÃO DEU MUITO CERTO. MÁS DIZENDO O SEGUINTE: O PECADO DE FATO AFETOU A RAÇA HUMANA E ELE É INFLUENCIADO PELO PECADO. ISSO FOI DESENVOLVIDO PELOS TEÓLOGOS DA IGREJA CATÓLICA NA IDADE MÉDIA. PORÉM NÃO A TAL PONTO DE O HOMEM NÃO PODER ESCOLHER ENTRE O BEM E O MAL SEM UMA INFLUENCIA EXTERNA, POIS HÁ AINDA ALGO DE BOM NELE. POR TER SIDO CRIADO POR DEUS.

CHEGA A REFORMA PROTESTANTE, E SURGIU O FAMOSO DEBATE ENTRE LUTERO E ERASMO DE ROTERDÃ. ERASMO ERA CATÓLICO, MÁS A FAVOR DA REFORMA NA IGREJA CATÓLICA. ELE SIMPATIZAVA MUITO COM OS REFORMADORES, MÁS PERMANECEU CATÓLICO; E PEGOU UMA GRANDE BRIGA COM LUTERO EXATAMENTE SOBRE ESSE ASSUNTO. POR SER SEMI-PELAGIANO E SEGUIR A IDEIA DA IGREJA CATÓLICA. E OS DOIS DISCUTIRAM MUITO A PONTO DE LUTERO ESCREVER UM LIVRO QUE SE TORNOU FAMOSO. QUE JÁ FOI TRADUZIDO PARA PORTUGUÊS COM O TÍTULO: NASCIDO ESCRAVO. ESSA OBRA DE LUTERO É MAIS UMA REFUTAÇÃO NA HISTORIA DA IGREJA, DA IDÉIA DE PELAGIO. QUE OS SERES HUMANOS NÃO FORAM AFETADOS PELO PECADO QUE NÃO POSSAM EXERCER SEU ARBÍTRIO LIVREMENTE.

TODA LINHA REFORMADA, VEIO PELO PENSAMENTO DE LUTERO E CALVINO QUE FOI DEPOIS DE LUTERO. ELES NÃO ERAM CONTEMPORÂNEOS, COMO MUITA GENTE IMAGINA.

CALVINO ASSUME A LIDERANÇA DA REFORMA, JÁ É UMA SEGUNDA GERAÇÃO. E ELE NÃO INVENTOU ESSAS IDEIAS, COMO MUITOS IMAGINAM; JÁ TINHA HAVIDO ESSAS DISPUTAS ANTES DELE. ELE ASSUME O PENSAMENTO DE AUGUSTINHO E DE LUTERO, E INSISTE NA SOBERANIA DE DEUS; E DO ARBÍTRIO PREJUDICADO POR CONTA DO PECADO DO HOMEM. SEGUE-SE QUE DEUS É QUEM SALVA, SE DEIXAR A ESCOLHA PARA O HOMEM ELE NUNCA VAI ESCOLHER A DEUS. ELE VAI SEMPRE ESCOLHER A FAVOR DO PECADO. CALVINO ENFATIZA MUITO A SOBERANIA DE DEUS E A GRAÇA DE DEUS NA SALVAÇÃO DO HOMEM.


50 ANOS DEPOIS DE CALVINO, VÁRIOS PAÍSES DA EUROPA JÁ HAVIA ADOTADO A REFORMA PROTESTANTE, E SEGUIA A MESMA LINHA DA SOBERANIA DE DEUS E DO ARBÍTRIO PREJUDICADO POR CONTA DO PECADO DO HOMEM.

APARECEU UM PROFESSOR DE TEOLOGIA NUM SEMINÁRIO DA HOLANDA CHAMADO JACOBUS ARMINIUS ELE COMEÇOU A RESSUSCITAR AS IDÉIAS DE PELÁGIO E DE ERASMO NA SALA DE AULA. NESSE TEMPO O CALVINISMO JÁ ERA A TEOLOGIA OFICIAL DAS IGREJAS QUE HAVIAM ADOTADO A REFORMA PROTESTANTE. POREM ARMINIUS, NUNCA ESCREVEU NADA QUE CONFRONTASSE A TEOLOGIA OFICIAL DA HOLANDA. MAS DISCÍPULOS DELE APÓS SUA MORTE. PEGARAM O MATERIAL DELE DE SALA DE AULA, FIZERAM UM DOCUMENTO E ENVIARAM PARA O SÍNODO DA IGREJA DA HOLANDA. QUE ERA O ÓRGÃO MAIOR DA IGREJA, SOLICITANDO QUE A IGREJA ABANDONASSE A TEOLOGIA OFICIAL; E SEGUISSE A ESSA TEOLOGIA APRESENTADA.

ELES FORAM CHAMADOS DE REMOSTRANTES. POR CONTA DO PEDIDO DE REVISÃO DESSE ASSUNTO. NO PEDIDO, ELES QUERIAM BASICAMENTE 05 COISAS:

1º LIVRE ARBÍTRIO

2º PREDESTINAÇÃO CONDICIONAL

3º SACRIFÍCIO GERAL

4º GRAÇA RESISTÍVEL

5º QUEDA DA GRAÇA

ISSO FOI APRESENTADO NO SÍNODO, QUE SE REUNIU NUMA CIDADE NA HOLANDA CHAMADA DORTH. FORAM MAIS DE 150 TEÓLOGOS, DE VÁRIOS PAÍSES E DE DENOMINAÇÃO DIFERENTES. FORAM MAIS DE 100 SEÇÕES DURANTE UM ANO, PARA ANALISAR ESSES ASSUNTOS. E CHEGARAM, A UMA CONCLUSÃO QUE SE JÁ TINHA CHEGADO ANTES; QUE ESSE ENSINO ERA CONTRÁRIO A PALAVRA DE DEUS. ERA UMA HERESIA.

OS REMOSTRANTES PERDERAM SEUS CARGOS COMO PROFESSORES. FORAM DEPOSTOS COMO PASTORES E FORAM EXPULSOS DA HOLANDA DURANTE 06 ANOS. NO DOCUMENTO QUE O SÍNODO ELABOROU, OS PONTOS FORAM RESPONDIDOS DA SEGUINTE MANEIRA:

1º DEPRAVAÇÃO TOTAL

2º ELEIÇÃO INCONDICIONAL

3º SACRIFÍCIO EFICAZ

4º GRAÇA IRRESISTÍVEL

5º PERSEVERANÇA FINAL


NA BÍBLIA:

NÃO HÁ NENHUMA INFORMAÇÃO.

A SEGUIR OS SIGNIFICADOS DE CADA 05 PONTOS...

OPINE TAMBÉM POR EMAIL:
enoquegouldman@yahoo.com.br

---------------------------------------------------------------------------------------------------------------------



LIVRE ARBÍTRIO NA BÍBLIA OU NA HISTÓRIA? 02

A SEGUIR OS SIGNIFICADOS DE CADA 05 PONTOS DOS REMOSTRANTES:


-LIVRE ARBÍTRIO
-PREDESTINAÇÃO CONDICIONAL
-SACRIFÍCIO GERAL
-GRAÇA RESISTÍVEL
-QUEDA DA GRAÇA

1º LIVRE ARBÍTRIO
NÃO É NEGADO O PECADO ORIGINAL, O PECADO NÃO AFETOU O SER HUMANO APONTO DE LHE TIRAR O ARBÍTRIO. O HOMEM MESMO PECADOR, ELE PODE ESCOLHER ENTRE O BEM E O MAL. ELE ESCOLHE ISSO LIVREMENTE NO CAMPO ESPIRITUAL, E MORAL SEM UMA INTERFERÊNCIA DIVINA.

2º PREDESTINAÇÃO CONDICIONAL
NÃO É NEGADO A PALAVRA PREDESTINAÇÃO. POIS A BÍBLIA USA ESTE TERMO, FALA DE ELEIÇÃO, ELEITOS,ESCOLHIDOS,PREDESTINOU ETC. ENTÃO REDEFINIRAM,PREDESTINAÇÃO COMO SENDO PRÉ-CIÊNCIA DE DEUS.OU SEJA QUANDO A BÍBLIA DIZ QUE DEUS PREDESTINOU, NÃO É QUE ELE DETERMINOU ALGO PARA A PESSOA; PORQUE SE DEUS DETERMINA ALGUMA COISA NA VIDA DO HOMEM ISSO SERIA UMA VIOLAÇÃO DO LIVRE ARBÍTRIO.(SERIA DEUS INVADINDO A ÁREA LIVRE DO SER HUMANO) ENTÃO DEUS OLHOU NO FUTURO,E VIU QUAL SERIA A ESCOLHA OU DECISÃO QUE AS PESSOAS IRIAM TOMAR,ENTÃO COM BASE NISSO, DEUS PREDESTINOU ESTAS PESSOAS A SEREM SALVAS.

EX: DEUS VIU QUE MANOEL NO ANO 2045 IRIA ACEITAR JESUS, ENTÃO DEUS PREDESTINOU MANOEL A SER SALVO O MÉRITO DA SALVAÇÃO SERIA DE MANOEL E NÃO DE DEUS. PREDESTINAÇÃO SERIA IGUAL A PRÉ-CIÊNCIA.

3º SACRIFÍCIO GERAL
NINGUÉM FOI SALVO NO SACRIFÍCIO NA CRUZ POR CRISTO. POIS ISTO SERIA UMA DECISÃO TOMADA PELO HOMEM QUANDO USAR O SEU LIVRE ARBÍTRIO E ACEITAR CRISTO.

CRISTO MORREU POTENCIALMENTE PELA HUMANIDADE TODA, PRA QUE AQUELES QUE RESOLVEREM ACEITAR SEJAM SALVOS. NESSA PESPECTIVA SEGUE-SE QUE CRISTO PODE TER MORRIDO EM VÃO, POR MILHÕES DE PESSOAS QUE NÃO IRÃO ACEITAR.

EX:CRISTO PODE TER MORRIDO EM VÃO POR MANOEL, SE MANOEL EXERCER SEU LIVRE ARBÍTRIO, FALANDO –EU NÃO QUERO,NÃO QUERO,DEUS INSISTINDO E.. MORREU SEM A SALVAÇÃO. CRISTO MORREU POR MANOEL EM VÃO.

4º GRAÇA RESISTÍVEL
DEUS AMA A HUMANIDADE TODA, E QUER SALVAR A HUMANIDADE TODA.TODAVIA DEUS RESPEITA O LIVRE ARBÍTRIO.

EX:ENTÃO DE REPENTE PODE SER QUE DEUS QUEIRA SALVAR MANOEL,E MANOEL NÃO QUEIRA SER SALVO. NESSE ESQUEMA VAI PREVALECER A VONTADE DE MANOEL, E NÃO A VONTADE DE DEUS. PORQUE DEUS VAI RESPEITAR, A DECISÃO DE MANOEL, MANOEL NÃO QUER SER SALVO. A GRAÇA DE DEUS PODE SER RESISTIDA ATÉ O ÚLTIMO GRAU PELO PECADOR, POR CONTA DO LIVRE ARBÍTRIO.

5º QUEDA DA GRAÇA
PORTANTO O PECADOR PODE CAIR DA GRAÇA. ELE PODE PERDER A SALVAÇÃO. POIS AFINAL FOI UMA DECISÃO DELE. ELE PODE DECIDIR SER SALVO E DEPOIS DE SALVO ELE PODE SE DESALVAR. ELE VIRA AS COSTAS PARA DEUS E FALAR EU NÃO QUERO MAIS. ELE PODE FAZER ISSO POR CONTA DO LIVRE ARBÍTRIO.

A SEGUIR A RESPOSTA A ESSES 05 PONTOS...

OPINE TAMBÉM POR EMAIL:
enoquegouldman@yahoo.com.br
----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------


LIVRE ARBÍTRIO NA BÍBLIA OU NA HISTÓRIA? 03

RESPOSTA DO SÍNODO DE DORTH, AOS 05 PONTOS DOS REMOSTRANTES:


1-Depravação Total (Total Depravity)
 Segundo esta doutrina, o homem não regenerado é absolutamente escravo do pecado. Em virtude disto, ele é totalmente incapaz de exercer sua própria vontade livremente para salvar-se. Assim, no que diz respeito à salvação, este homem depende da obra de Deus, que deve vivificá-lo a fim de que este possa crer em Cristo.

REFERÊNCIAS BÍBLICAS: Gn 2:17; Gn 6:5; Gn 8:21 / 1Rs 8:46 / Jo 14:4 / Sl 51:5 / Sl 58:3 / Ec 7:20Is 64:6 / Jr 4:22; Jr 9:5-6; Jr 13:23; Jr 17:9 / Jo 3:3; Jo 3:19; Jo 3:36;Jo 5:42; Jo 8:43,44 / Rm 3:10-11; Rm 5:12; Rm 7:18, 23; Rm 8:7 /1Co 2:14 / 2Co 4:4 / Ef 2:3 / Ef 4:18 / 2Tm 2:25-26 / 2Tm 3:2-4 / Tt 1:15

2-Eleição Incondicional (Unconditional Election)
 Esta eleição é chamado de´´incondicional´´; pois a sua escolha para salvar alguém não depende de qualquer coisa inerente à pessoa, de qualquer ato que a pessoa realize ou crença que a pessoa exerce. Com efeito, segundo a doutrina da Depravação total (o primeiro dos Cinco pontos do calvinismo), a influência do pecado foi tão grande no indivíduo que ninguém está disposto ou é capaz de vir ou seguir a Deus se Deus primeiro não regenerar o coração dessa pessoa, a fim de dar-lhe a capacidade de amá-lo. Assim, a escolha na eleição é baseada exclusivamente na vontade soberana de Deus e não mediante as ações previstas do homem.

REFERÊNCIAS BÍBLICAS: Dt 4:37; Dt 7:7-8 / Pv 16:4 / Mt 11:25; Mt 20:15-16; Mt 22:14 / Mc 4:11-12 Jo 6:37; Jo 6:65; Jo 12:39-40; Jo 15:16 / At 5:31; At 13:48; At 22:14-15/ Rm 2:4; Rm 8:29-30; Rm 9:11-12; Rm 9:22-23; Rm 11:5; Rm 11:8-10 /Ef 1:4-5; Ef 2:9-10 / 1Ts 1:4; 1Ts 5:9 / 2Ts 2:11-12; 2Ts 3:2/ 2Tm 2:10,19/1 Pe 2:8 / 2 Pe 2:12 / Tt 1:1 / 1Jo 4:19 / Jd 1:3-4 / Ap 13:8; Ap 17:17.

3-Expiação Limitada (Limited Atonement)
 Cristo morreu para salvar pessoas determinadas, que lhe foram dadas pelo Pai desde toda a eternidade. Portanto, sua morte foi totalmente eficaz, porque todos aqueles pelos quais ele não morreu receberão a justiça de Deus, quando forem lançados no inferno, e todos aqueles pelos quais ele morreu serão salvos.

REFERÊNCIAS BÍBLICAS: 1Sm 3:14 / Is 53:11-12 / Mt 1:21; Mt 20:28; Mt 26:28 / Jo 10:14-15 /Jo 11:50-53; Jo 15:13; Jo 17:6,9,10 / At 20:28 / Rm 5:15 / Ef 5:25 / Tt 3:5 /Hb 9:28 / Ap 5:9.

4-Graça Irresistível (Irresistible Grace) 
A graça divina é irresistível para os crentes, isto é, o Espírito Santo acaba convencendo e infundindo a fé salvadora neles. Portanto, Deus é soberano e pode sobrepujar qualquer resistência humana, mais especificamente a resistência humana à salvação. Pois, o homem nunca teria fé a não ser que a isso fosse coagido.

REFERÊNCIAS BÍBLICAS: Jr 24:7 / Ez 11:19-20; Ez 36:26-27 / Mt 16:17 / Jo 1:12-13; Jo 5:21; Jo 6:37; Jo 6:44-45 / At 16:14; At 18:27 / 1Co 4:7 / 2Co 5:17 / Gl 1:15 / Rm 8:30 / Ef 1:19-20 / Cl 2:13 / 2Tm 1:9 / 1Pe 2:9; 1Pe 5:10 / Hb 9:15

5-Perseverança dos Santos (Perseverance of the Saints)
 Uma vez que Deus é soberano e Sua vontade não pode ser frustrada por seres humanos ou de qualquer outra maneira, aqueles a quem Deus tenha posto em comunhão com Ele continuarão na fé até ao fim. Aqueles que aparentemente caírem estarão em uma das duas hipóteses: ou nunca tiveram a fé verdadeira, ou irão certamente retornar à comunhão com Deus em algum momento adequado.

REFERÊNCIAS BÍBLICAS: Is 54:10 / Jr 32:40 / Mt 18:14 / Jo 6:39; Jo 6:51; Jo 10:27-29 / Rm 5:8-10; Rm 8:28-32, Rm 8:34-39; Rm 11:29 / Gl 2:20 / Ef 4:30 / Fp 1:6 / Cl 2:14 /2Ts 3:3 / 2Tm 2:13,19 / Hb 7:25; Hb 10:14 / 1Pe 1:5 / 1Jo 5:18 / Ap 17:14

OPINE TAMBÉM POR EMAIL:
enoquegouldman@yahoo.com.br
----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------


Para onde vão as crianças quando morrem? 
A questão da salvação na infância.



O assunto é instigante e sempre alvo de questionamentos: as crianças vão todas para o céu? São pecadoras ou inocentes? A partir de qual idade uma criança é considerada capaz de ter consciência sobre bem e mal? Quais os princípios Bíblicos a respeito da salvação infantil? Farei um esforço para elucidar o caso, considerando passagens Bíblicas e a observâncias do cotidiano que inclui diariamente em seus noticiários crianças; tanto como vitimas, quanto como vilãs. É difícil não se comover com o simples olhar para uma criança, de colo, especialmente. Elas transmitem pureza e alegria, renovação da vida e esperança. Porém, nos últimos séculos, a infância tem se modificado e crianças estão cada vez mais adultas.

Tenho lido vários artigos sobre o tema, mas em nenhum deles, encontrei referências a uma passagem Bíblica que considero importantíssima e esclarecedora. Já ouvi grandes e famosos evangelistas dizerem que não existe uma só passagem Bíblica sobre condenação de crianças, mas existe , ela está no livro do profeta Ezequiel 9:2-6:

"E eis que vinham seis homens a caminho da porta superior, que olha para o norte, e cada um com a sua arma destruidora na mão, e entre eles um homem vestido de linho, com um tinteiro de escrivão à sua cintura; e entraram, e se puseram junto ao altar de bronze. E a glória do Deus de Israel se levantou de sobre o querubim, sobre o qual estava, indo até a entrada da casa; e clamou ao homem vestido de linho, que tinha o tinteiro de escrivão à sua cintura. E disse-lhe o Senhor: Passa pelo meio da cidade, pelo meio de Jerusalém, e marca com um sinal as testas dos homens que suspiram e que gemem por causa de todas as abominações que se cometem no meio dela. E aos outros disse ele, ouvindo eu: Passai pela cidade após ele, e feri; não poupe o vosso olho, nem vos compadeçais. Matai velhos, jovens, virgens, crianças e mulheres, até exterminá-los; mas a todo o homem que tiver o sinal não vos chegueis; e começai pelo meu santuário. E começaram pelos homens mais velhos que estavam diante da casa."

Os seis homens com vestes de linho e tinteiro na cintura são anjos de Deus designados para exercer julgamento sobre Israel marcando um sinal na testa dos salvos. Estes não seriam mortos. Quem não tivesse o sinal estaria condenado por Deus por causa das abominações cometidas e a resistência ao arrependimento e aqui se inclui tanto velhos quanto crianças (não especifica a idade)

Essa passagem é idêntica a Apocalipse 7:2-3:

"E vi outro anjo subir do lado do sol nascente, e que tinha o selo do Deus vivo; e clamou com grande voz aos quatro anjos, a quem fora dado o poder de danificar a terra e o mar,dizendo: Não danifiqueis a terra, nem o mar, nem as árvores, até que hajamos assinalado nas suas testas os servos do nosso Deus."

Anjos assinalando uma marca invisível a olhos naturais como sinal de proteção Divina contra a morte eterna. A tradução para "assinalar ou marcar" corresponde a "tau", última letra do alfabeto hebraico semelhante a uma cruz, um X.

Assim, diante do exposto, crianças são passíveis de julgamento Divino e consequentemente de condenação. Mas isso não se aplica a bebês, crianças de colo até a fase em que ainda não têm capacidade de caminhar, falar, agir, se movimentar sem ajuda de adultos e discernir moral e eticamente. Esse argumento, seria sustentado pela passagem Bíblica da morte do recém-nascido filho de Davi com Betseba. Ao receber a triste notícia o pai lamenta:

"Porém, agora que está morta, por que jejuaria eu? Poderei eu fazê-la voltar? Eu irei a ela, porém ela não voltará para mim" II Samuel 12:23.

Agora, saber a idade exata considerada por Deus para se responder pelo pecado é algo que julgo não está a nosso alcance. Cinco, seis, sete anos? Sobre isso de fato, não há referência Bíblica. Existe o relato do garoto Samuel, ainda criança trabalhando no Templo, em Siló, auxiliando Eli no sacerdócio. O que implica dizer que Samuel era uma criança, mas já discernia sobre bem e mal, pecado e obediência, I Samuel 2:18.

" Samuel ministrava perante o Senhor, sendo ainda menino, vestido de uma estola sacerdotal de linho".

Na lei judaica, ao completar 13 anos, os meninos atingem a maioridade religiosa. Ou seja, têm perfeito conhecimento sobre pecado e obediência e condições para escolher os caminhos a seguirem. Essa fase, é comemorada por toda a família em uma cerimonia chamada de Bar-Mitzvá:

" Código de Lei Judaica ensina que, a partir dessa data, os jovens passam a ser totalmente responsáveis pelo cumprimento dos Mandamentos Divinos, as mitzvot, não mais os cumprindo apenas porque assim seus pais lhe ensinaram. Seu pai, portanto, deixa de ser responsável pelos seus atos, como está prescrito no Shulchan Aruch HaRav. Em hebraico, Bar-Mitzvá e Bat-Mitzvá, significam literalmente filho ou filha do mandamento". Para as meninas, existe o Bat-Mitzvá, ao completarem 12 anos, o significado é o mesmo.



Assim, sabemos através do livro do profeta Ezequiel (9:2-6) que as crianças serão julgadas por Deus para salvação ou condenação. Apocalipse 7:2-3 confirma esse julgamento. Sabemos, através da morte do recém-nascido filho de Davi, que as crianças de colo herdarão o reino de Deus, que existe uma idade limite na infância para se responder moralmente por seus atos. No judaísmo, meninos a partir dos treze anos e meninas a partir dos doze oficialmente têm capacidade de discernir espiritualmente entre bem e mal, pecado e obediência.

E fora do judaísmo, com que idade uma criança responde espiritualmente por seus atos?

Nos Estados Unidos, qualquer criança que praticar homicidio ou crime grave, responderá por seus atos perante a justiça. Diríamos que a maioridade penal é um pré suposto para maioridade espiritual. Se alguém é capaz de responder judicialmente por seus crime, pela lógica, também é capaz de responder por sua vida espiritual. Treze estados norte americanos fixaram a idade penal entre 6 e 12 anos de idade. Crianças de 14 anos já foram condenadas a cadeira elétrica. Você poderá ler sobre isso Aqui(maioridade penal) e Aqui (crianças assassinas).

Se considerarmos a lei brasileira, essa idade se estende até os 18 anos, abaixo disso (entre 12 e 17anos) criminosos estarão sujeitos a medidas correcionais .

Esse passeio pela maioridade civil é válido porque queiramos ou não, rege as leis de responsabilidade moral dentro da infância. A lei de Deus é distinta da lei dos homens, porém, Deus está no controle da história da humanidade e Ele mesmo, no Antigo Testamento, pede para que sejam colocados juízes sobre a terra e até criou as cidades refúgio, sinalizando ali para as penalidades por crime, referências Bíblicas: Êxodo 21; 12-13, Números 35; 6-28, Deuteronômio 4; 41-43 19; 1-13, Josué 20;1-9
Esses fatos não elucidam a questão sobre a idade estabelecida por Deus para responder espiritualmente por seus atos, mas ajudam a enfatizar a necessidade de salvação na infância. Todos precisam fazer uma decisão na vida sobre a quem seguir: bem ou mal. Todos, inclusive crianças necessitam buscar relacionamento com Deus a fim de serem resguardadas espiritualmente. Deus estabeleceu um Caminho para salvação e Ele está disponível para todos os povos, em todos os lugares da terra. Se uma criança, por qualquer motivo, não teve a oportunidade de frequentar uma igreja, conhecer a Palavra de Deus, nascer em um lar cristão, mas demonstrar através de seus atos se escolheu bem ou mal em seu coração, se ama a Deus ou escolheu o mundo, isso Deus considerará, porque o Senhor é justo.

" Até a criança se dará a conhecer pelas suas ações, se a sua obra é pura ou reta". Provérbios 20:11

"Glória, porém, e honra e paz a qualquer que pratica o bem; primeiramente ao judeu e também ao grego; Porque, para com Deus, não há acepção de pessoas.Porque todos os que sem lei pecaram, sem lei também perecerão; e todos os que sob a lei pecaram, pela lei serão julgados.Porque os que ouvem a lei não são justos diante de Deus, mas os que praticam a lei hão de ser justificados.Porque, quando os gentios, que não têm lei, fazem naturalmente as coisas que são da lei, não tendo eles lei, para si mesmos são lei;Os quais mostram a obra da lei escrita em seus corações, testificando juntamente a sua consciência, e os seus pensamentos, quer acusando-os, quer defendendo-os;No dia em que Deus há de julgar os segredos dos homens, por Jesus Cristo" Romanos 2:10-16.

Paulo faz referência aos que tiveram oportunidade de ouvir a Palavra de salvação, mas não se arrependeram . Já outros, nunca ouviram, mas demonstram ter Cristo Jesus no coração e assim se comportam perante o mundo. Todos esses casos, considerados segredos dos homens, serão julgados por Deus, não cabendo a nenhum de nós desvendar os principios desse julgamento.

Das Crianças é o reino dos céus:

E como fica a passagem Bíblica tão frequentemente usada para apoiar a interpretação de que toda criança herdará o Reino dos céus? Certamente, tudo que foi dito aqui, não anula esse trecho das Escrituras, pelo contrário, ele se torna ainda mais enfatico. Agora vamos observar o original grego desse verso:

O grego toiouton não se refere às crianças e deve ser traduzido conforme, por exemplo, a NVI, e é compatível com Mateus 18.3,4: “Então disse Jesus: Deixem vir a mim as crianças e não as impeçam; pois o Reino dos céus pertence aos que são semelhantes a elas.” (luis Sayão, no artigo: É das crianças o reino de Deus? )

O Reino dos céus pertence aos que se assemelham a crianças e aqui voltamos àquelas crianças do inicio do artigo: de colo que dependem de adultos para se moverem e fazerem escolhas. Dependem de sesu pais e confiam neles deliberadamente. E Deus nos diz que para que adultos alcancem o Reino de Deus, têm que gir como essas crianças, sendo dependentes e entregues a Sua vontade e direção.

“E disse: Eu lhes asseguro que, a não ser que vocês se convertam e se tornem como crianças, jamais entrarão no Reino dos céus. Portanto, quem se faz humilde como esta criança, este é o maior no Reino dos céus” (MT 18.3,4).

FONTE :A TENDA NA ROCHA


OPINE TAMBÉM POR EMAIL:
enoquegouldman@yahoo.com.br
----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------


APOSTOLO VALDEMIRO, LIBERA VÍDEO DO MAIOR MILAGRE DA IGREJA MUNDIAL!!







OPINE TAMBÉM POR EMAIL:
enoquegouldman@yahoo.com.br
----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

LÍNGUAS MUITO ESTRANHAS SENDO TRADUZIDAS !! (VÍDEO)





LAMA,SÉRIARAIA,XANACAXÚRIA LAMA RAIA.CANSAXÚRIANÉVIA SELVACANARAIALAMA,LITRAXURIA
..SIVALAMARREIA CIVRANÉVIA RAIA,SÉRISELVAXÚRIA RAIA....LAMA RAIA.CANSAXÚRIANÉVIA CIVRANÉVIA.

ENOQUE, PARA TRADUZIR O TEXTO,EU OREI MUITO E COMO SOU INTÉRPRETE EM MINHA IGREJA. RESOLVÍ TE 
AJUDAR. EU FALO 16 LINGUAS ESTRANHAS DIFERENTE.

ESSA MENSAGEM É PARA UM DIÁCONO DA IGREJA, O DIÁCONO ACREDITO TER ENTENDIDO A MENSAGEM. ELE ESTÁ DEVENDO MUITO,E A MENSAGEM É PARA ELE SALDAR OS DÉBITOS.

ARNALDO SILVA- PICOS PI

EMAIL ENVIADO PARA:enoquegouldman@yahoo.com.br
-------------------------------------------------------------------------------









Um comentário:

  1. Bom dia! Com relação ao dízimo no novo testamento...

    O autor do artigo Enoque Souza acertou:
    Excelente explicação! De fato, a Igreja não está sujeita a nenhuma ordenança da primeira aliança do Sinai, com sua lei (os dez mandamentos os estatutos e os juízos) incluindo o dízimo (10%), por uma série de fatores bíblicos. Vou citar aqui apenas cinco fatores:
    1º fator: A lei foi dada em parte para os israelitas (1Cor. 13:9).
    2º fator: A lei foi transitória, com o tempo de vigência até o Cristo (2cor. 3:7).
    3º fator: A lei consistia em ordenanças (Lev. 18:5 – Efe. 2:15).
    4º fator: A lei não era da fé (Gal. 3:12).
    5º fator: A lei tinha origem espiritual (rom. 7:14); porém, seus mandamentos foram direcionada aos carnais (Heb. 7:16).

    O que o autor do artigo Enoque Souza errou: Dizer que o dízimo foi abolido no tempo da Graça.

    Embora a Igreja (israelitas/gentia) não estejam mais sujeitos à primeira aliança com seus preceitos do Sinai, e sim debaixo da Graça de Deus; todavia, isto não isenta os cristãos da obediência da mesma lei, que se cumpre agora em sua consistência “ESPIRITUAL”, revelada na segunda Aliança: A LEI DA FÉ - LEI DE CRISTO.
    “Se guardardes OS MEUS MANDAMENTOS (Lei de Cristo), permanecereis no meu amor; do mesmo modo que eu tenho guardado os mandamentos de meu Pai (lei do Sinai), e permaneço no seu amor”. Joa. 15:10.

    Assim sendo, a lei da primeira aliança passou, foi abrogada, tornou-se inútil em sua consistência “MATERIAL” (o máximo alcançado por ela, foi a purificação da carne. Heb. 9:13); para dar lugar, agora à sua consistência espiritual, de maior abrangência: Alcançando espírito, alma e corpo (1tes. 5:23), do povo de Deus; sendo anunciada de Cristo, em diante (Heb. 3:5).

    Portanto, todas os preceitos, rituais e figuras contidas na lei da primeira aliança, cumpre-se agora no Evangelho de Cristo, em outra consistência. Exemplos:
    -A lei apresentava uma circuncisão transitória na carne (Gen. 17:11 e Deut. 10:16).
    Já o Evangelho de Cristo apresenta uma “CIRCUNCISÃO ETERNA”, a do Espírito (Col. 2:11).

    -A lei apresentava uma páscoa transitória com sangue de animais (Exo 12); Já o Evangelho de Cristo apresenta uma A PÁSCOA – A CEIA com o Corpo e o sangue do Cordeiro ETERNO (Apoc. 1:18).

    -A lei apresentava um culto transitório a Deus, através de sacrifício de animais mortos e ofertas de manjares queimadas no altar (Exo. 27 – Lev.2). Já o Evangelho de Cristo apresenta um culto ETERNO, onde é oferecido UM ÚNICO E ETERNO SACRIFÍCIO E OFERTA DE MANJARES VIVOS, em celebração racional, através do próprio Corpo de Cristo, A IGREJA (Rom. 12:1).

    Concluindo, O DÍZIMO de igual forma também, deve ser cumprido sob o Evangelho, na mesma configuração dos exemplos acima, em sua consistência Espiritual, pela fé: Não mais em ordenança dos 10% que não era da fé; mas, excedendo a justiça – o patamar anterior, ou seja: Além dos 10%, à tudo.

    “Porque vos digo que, SE A VOSSA JUSTIÇA NÃO EXCEDER a dos escribas e fariseus, de modo nenhum entrareis no reino dos céus”.

    “Disse-lhe Jesus: Se queres ser perfeito, VAI E VENDE TUDO o que tens e dá-o aos pobres, e terás um tesouro no céu; e vem e segue-me”. Mat. 19:21

    Aliás, muitos cristãos da Igreja Primitiva cumpriam o mandamento do DÍZIMO DO EVANGELHO, trazendo as suas fazendas aos pés dos Apóstolos:
    "Não havia pois entre eles necessitado algum; porque todos os que possuíam herdades ou casas, vendendo-as,, traziam o preço do que fora vendido , e o depositavam aos pés dos apóstolos". Atos 4:34.

    É difícil para um cristão que é espiritual entender que há sim, MANDAMENTO DO DÍZIMO NO EVANGELHO? Sim ou Não???

    Abraços
    Jaime e Júlio – E-mail: Jaime.ap@hotmail.com

    ResponderExcluir